logo ABOL
ABOL ABOL ABOL ABOL

{Palavra do Presidente} 

Novo ciclo

Um vídeo que viralizou na Internet mostra o paraquedista austríaco Felix Baumgartner saltando de uma cápsula alçada por um balão a 39 mil metros de altura, com o objetivo de quebrar a barreira do som, precipitando-se em queda livre desde a estratosfera até o pouso suave em terra firme, depois de abrir o paraquedas a poucos mil pés do solo. Além de ter sido o primeiro homem a superar a velocidade do som em queda livre e a realizar um salto partindo da estratosferaatingindo uma velocidade de  1.342,8km/h, ele também tripulou o voo de balão mais alto do mundo. Pouco menos de dez minutos são transcorridos entre salto e pouso, send o mais de quatro minutos em queda livre, repletos de emoção, suspense e deslumbramento . Embora o fato tenha acontecido há alguns anos, recebi esse vídeo em um grupo de mensagens, justamente quando buscava inspiração para esta mensagem de Ano Novo aos queridos Associados da ABOL, em tempos tão turbulentos e desafiadores em todas as áreas da atividade humana.

Por conta disso, o salto de Baumgartner acabou por influenciar minha reflexão sobre a ABOL, a Ortodontia Lingual e os desafios que nos reserva o ano que se inicia.O que podemos aprender com o paraquedista que venceu o desafio de saltar da estratosfera?

 

1. Enfrentar desafios e superar metas ambiciosas

Coletivamente, desde sua origem, a ABOL ocupa lugar de destaque na odontologia, não apenas no Brasil mais na América Latina, contribuindo para a difusão da Ortodontia Lingual e na formação de profissionais especializados nessa técnica inovadora. Para o próximo ano, nossa meta é expandir essas atividades, conquistando maior visibilidade.

Individualmente, cada um de nós pode investir ainda mais em qualificação e especialização, de modo a construir um diferencial de imagem profissional, a fim de valorizar-nos, garantindo excelência terapêutica e prestígio profissional.

 

2. Coragem de assumir riscos

Coletivamente, podemos promover ações inovadoras por meio da ABOL.

Individualmente, podemos buscar maneiras de nos reinventar profissionalmente, seja por meio de novas técnicas, seja por uma repaginada no visual do consultório.

 

3. Capacidade de gerenciar crises

Durante a queda livre, houve um momento em que o corpo do paraquedista girava descontroladamente, até que ele conseguiu estabilizar a queda.

Coletivamente, nós da ABOL já enfrentamos crises e inevitavelmente haveremos de enfrentá-las no futuro. Podemos fazer isso com conhecimento, comprometimento e fortalecendo nossa união.

No plano individual, todo profissional passa por períodos de turbulência ou estagnação profissional. Conhecimento, capacidade, comprometimento e criatividade são os instrumentos para superar essas fases, que muitas vezes resultam em mudanças para melhor.

 

4. Confiança na equipe de apoio

A equipe de apoio em terra garantiu as condições para o êxito.

A ABOL chegou onde está e poderá realizar muito mais, porque se estabelece sobre uma rede de confiança e apoio mútuo de toda a nossa categoria.

Da mesma forma, um profissional nunca está sozinho. Ainda que em voo solo, conta sempre com o suporte de seus colaboradores internos e sabe que pode contar também com a ABOL e sua rede de sustentação.

 

5. Fazer o que nunca foi feito

Inovação, essa é uma palavra sempre presente quando se fala da Ortodontia Lingual, uma técnica inovadora e revolucionária. Nós, da ABOL, temos o propósito de contribuir para fortalecer e contribuir para o desenvolvimento da Ortodontia Lingual, tanto no campo da técnica, quanto na ampliação de mercado, pela maior divulgação junto ao público e pela formação de novos especialistas. Um foco de nossa atenção para o próximo ano é o pú blico adulto, que opta preferencialmente por uma técnica ortodôntica menos perceptível ao olhar.

Pergunte-se o que você pode fazer de novo em sua atuação profissional. Novas alianças, novos locais, novos públicos em perspectiva. Reinvente-se, faça o que não fez antes. Se quiser resultados diferentes, faça alguma coisa diferente.

 

6. Vivemos num mundo em transformação

A evolução tecnológica nunca esteve tão acelerada quanto agora e esse ritmo irá se intensificar ainda mais. A maneira de as pessoas se comunicarem e relacionarem está mudando em ritmo alucinante e o mercado vem sofrendo o impacto de novas metodologias que resultam em novos formatos de empresas e organizações. A odontologia está inserida na sociedade e também se transforma com as mudanças de contexto.

 

Portanto, precisaremos nos reinventar constantemente para acompanhar o ritmo das mudanças. Cada um de nós já vem fazendo isso no seu âmbito de atuação, mas podemos unir forças para enxergar mais adiante e nos prepararmos para o futuro.

Com todas essas considerações, nossos votos para 2019 são de sucesso e crescimento pessoal e profissional para todos nossos Associados.

Para a ABOL, nosso desejo sincero é de muita união e amizade, para que juntos sejamos capazes de fazer o melhor ao nosso alcance, por nossa categoria profissional e pelo desenvolvimento da Ortodontia Lingual.

Feliz Ano Novo!

 

Rita Baratela Thurler

Presidente

Rua Desembargador do Vale, 616
CEP: 05010-040 | Perdizes | São Paulo/SP