A idéia da criação de uma entidade voltada para a ortodontia lingual no Brasil partiu inicialmente dos ortodontistas Dr. Marcelo Marigo ( especialista, mestre e doutor pela Unicamp ) e Dra. Laura Buso ( especialista pela Unicamp ), após a vinda do prof. Didier Filion em Campinas para ministrar um curso durante dois dias ( iniciação à ortodontia lingual ). Anteriormente Marigo e Buso, freqüentaram e concluíram o curso de aperfeiçoamento em Ortodontia Lingual oferecido pelo Dr. Filion em Paris, com quem fizeram uma estreita amizade. Cabe revelar a participação de 28 ortodontistas em Campinas, que ao final do curso incentivaram a fundação da Associação Brasileira de Ortodontia Lingual.
Em abril de 2000, um grupo de profissionais especialistas em ortodontia e ortopedia facial interessados em se aprimorar em ortodontia lingual, bem como trabalhar na sua divulgação em todo o país, se reuniu no auditório principal do Instituto de Ortodontia Marigo, na cidade de Governador Valadares MG com o objetivo de fundar a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORTODONTIA LINGUAL - ABOL. E assim aconteceu.
Sua primeira diretoria, a partir de então, vem trabalhando intensivamente com a finalidade de divulgar no Brasil as vantagens dessa maravilhosa técnica.
A Associação Brasileira de Ortodontia Lingual - ABOL tem por finalidade: